Segundo Setênio

  Como são nossas crianças?

À luz da Antroposofia, o segundo setênio (7 a 14 anos) pode ser descrito a partir das seguintes características gerais:

- Desenvolvimento anímico;
- Emancipação da vida corporal;
- Maturidade sexual;
- Interage e reage aos estímulos que recebe;
- Necessita de explicações conceituais;
- Interesse pela admiração que as coisas causam;
- Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento);
- Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica;
- O professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;
- Característica: O belo.

Extraído de: "A pedagogia Waldorf"

 

 O mundo é belo!

No segundo setênio, o Homem recebe a formação básica escolar. É nesta fase que se desenvolve o relacionamento afetivo com a humanidade o mundo. É a época em que se desenvolve a capacidade de amar no seu sentido mais amplo e em que os sentimentos estão se consolidando.

Por isso, as atividades artísticas são muito importantes: pintura, modelagem, teatro, desenho, música, trabalhos manuais, música, oratória, escultura.

Tudo o que é dito e feito, deve ser belo. A criança deve poder vivenciar: "o mundo é belo".



Crianças do 1º ano cuidando da Casa das Fadas
 A vivência do belo está relacionada à moral; é por meio dela que são lançadas as bases morais - o sentimento de fraternidade para com os semelhantes e de reverência com os mistérios da vida de da natureza.

Extraído de:
"Reflexões preliminares sobre a educação Waldorf que se orienta numa imagem espiritual do homem e do mundo" (Leonore Bertalot)

"Regras de ouro pra professores do 2º setênio" (Rudolf Steiner, traduçao Leonore de Bertalot)
"Rudolf Steiner e a pedagogia Waldorf" (Sueli Ambrósio)

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