Como são nossas crianças?
À luz da Antroposofia, o segundo setênio (7 a 14 anos) pode ser descrito a partir das seguintes características gerais:- Desenvolvimento anímico;
- Maturidade sexual;
- Interage e reage aos estímulos que recebe;
- Necessita de explicações conceituais;
- Interesse pela admiração que as coisas causam;
- Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento);
- Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica;
- O professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;
- Característica: O belo.
- Necessita de explicações conceituais;
- Interesse pela admiração que as coisas causam;
- Vivência na área dos sentimentos (sai sentido entra sentimento);
- Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anímica;
- O professor Waldorf deve saber o que é bom ou não para seu aluno e entusiasmá-lo, deve ter “autoridade amorosa”;
- Característica: O belo.
Extraído de: "A pedagogia Waldorf"
O mundo é belo!
No segundo setênio, o Homem recebe a formação básica escolar. É nesta fase que se desenvolve o relacionamento afetivo com a humanidade o mundo. É a época em que se desenvolve a capacidade de amar no seu sentido mais amplo e em que os sentimentos estão se consolidando.Por isso, as atividades artísticas são muito importantes: pintura, modelagem, teatro, desenho, música, trabalhos manuais, música, oratória, escultura.
Tudo o que é dito e feito, deve ser belo. A criança deve poder vivenciar: "o mundo é belo".
Crianças do 1º ano cuidando da Casa das Fadas |
Extraído de:
"Reflexões preliminares sobre a educação Waldorf que se orienta numa imagem espiritual do homem e do mundo" (Leonore Bertalot)
"Regras de ouro pra professores do 2º setênio" (Rudolf Steiner, traduçao Leonore de Bertalot)
"Regras de ouro pra professores do 2º setênio" (Rudolf Steiner, traduçao Leonore de Bertalot)
"Rudolf Steiner e a pedagogia Waldorf" (Sueli Ambrósio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário