Tardes Livres


A Escola Livre Sofia oferece a todas as crianças um espaço de brincadeira e atividade, propiciando ritmos de contração e expansão: as Tardes Livres.

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, as crianças desenvolvem, sob coordenação da professora Carolina Teixeira, diversos tipos de atividades -  jogos, brincadeiras, culinária e artes -, em que o brincar combina-se com o movimento, a ação e o desenvolvimento da autonomia.

As segundas, quartas  e sextas-feiras são dedicadas a brincadeiras tradicionais, muitas sequer vivenciadas pelas crianças de hoje em dia: Amarelinha, Escravos de Jó, Balança Caixão são algumas das brincadeiras que estão sendo propostas às crianças. Toda segunda-feira, uma brincadeira nova é apresentada e retomada ao longo da semana.

Terça-feira é dia de oficina de artes e quinta, é dia de oficina de culinária.

Mais informações: claudia.maria@escolasofia.com.br ou pelo telefone (19) 3251-0015.


A seguir, a carta-convite da professora Carolina Teixeira

O ano letivo começou com muita alegria na Escola Livre Sofia, trazendo reencontros e também novos encontros em nossa escola.

E como não podia faltar, já retomamos as nossas Tardes Livres! 


Nossa proposta pedagógica é permeada pela pedagogia Waldorf (Antroposofia – Rudolf Steiner), buscando desenvolver seres humanos livres a partir de vivências artísticas.


O ritmo da tarde é pensado a partir da necessidade de contração e expansão das crianças, a partir do conceito de que tarde livre é hora de brincar e se desenvolver de forma leve e divertida!

Este ano optamos por ter somente uma professora, Carolina Teixeira - que também leciona alemão e jogos com as crianças -, de modo que o ritmo dessas tardes seja mais harmônico, o que ajuda na organização das crianças.

Nosso enfoque recai sobre o brincar, o mover-se com sentido. Por isso oferecemos três tardes (segunda, quarta e sexta-feira) em que predominam os jogos e as brincadeiras. As crianças precisam mover-se muito, trabalhar através do movimento para conhecer melhor seu próprio corpo e o espaço ao seu redor.
 

Através do brincar, do mover, do correr, do saltar no espaço, as crianças trabalham suas habilidades e sua força de vontade. Além é claro de poderem aproveitar a tarde e brincar com seus amigos que tanto gostam.
 

Além desse espaço maravilhoso para o brincar, seguimos com as atividades de desenhos e trabalhos manuais e oferecendo duas oficinas semanais:
 

Terça-feira: Atividades artísticas
As crianças realizam atividades com diversos materiais - como argila, madeira, tecidos, tintas etc.
 

Quinta-feira: Dia da culinária
As crianças farão pequenas comidinhas, aprendendo a ser um pouco mais independentes, mas com 

responsabilidade, na cozinha, e trabalhando o social, com o lanche coletivo.
 

Esperamos que muitas crianças possam alegrar nossas tardes, e que de forma leve e lúdica passem horas gostosas com seus amigos.
 

Venha conhecer as Tardes Livres da nossa Escola!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário